EPISÓDIO 22
CENA 1/ RIO
DE JANEIRO/ CARTÓRIO/ MANHÃ/ INT. EXT.
Astrid e
Rubens posam para a foto em seguida. Vários jornalistas estão acompanhando a
cerimônia. O casal pousa para foto com os padrinhos, com Arlete e com Manuel e
Rosemary.
VIRGÍNIA
(P/Rubens e Astrid) — Que vocês sejam muito felizes!
Rubens e
Astrid acenam como forma de agradecimento. Eles saem do cartório e entram no
carro.
Corta para:
CENA 2/ RIO
DE JANEIRO/ MANSÃO DA FAMÍLIA FONSECA/ SALA DE ESTAR/ MANHÃ/ INT.
Virginia
retirar os sapatos de seus pés e observa o calo que ele fez. Heitor observa
pela janela a chuva fina que cai do céu.
VIRGINIA —
Esse sapato sempre machuca meus pés!
Heitor
finge não escutar, enquanto enche um copo com rum.
HEITOR —
Vou para o meu quarto! Hoje a manhã foi bastante cansativa. Vou tirar essa
roupa, que está me sufocando.
Heitor sobe
para o quarto. Virginia se senta na poltrona e leva as mãos ao rosto.
Corta para:
Corta para:
CENA 3/ RIO
DE JANEIRO/ MANSÃO DA FAMÍLIA FONSECA/ QUARTO DE VIRGINIA E HEITOR/ MANHÃ/ INT.
Heitor se
deita na cama, pensativo.
HEITOR —
Astrid, você ainda vai se arrepender do que fez. Ainda vai ser minha, ainda vai
ser minha!
Neste
instante, ele relembra o dia que foi na casa de Astrid. Inserir o flashback
da cena 12 do capítulo 20:
Ela abre a porta e se depara com Heitor.
ASTRID (P/Heitor) — O que você está fazendo
aqui? Como você sabia que eu morava aqui?
HEITOR (P/Astrid) — Não foi difícil descobrir.
Só fiz seguir o carro de Rubens. Mas eu vim falar com você outra coisa.
ASTRID (P/Heitor) — Eu não tenho nada para
falar com você. Nem intimidade com você eu tenho. O que você teria para falar
comigo? Nada!
HIEITOR (P/Astrid) — Posso entrar.
ASTRID (P/Heitor) — Já que está aqui, entre.
Mas você ainda não falou o que comigo.
HEITOR (P/Astrid) — Eu estou apaixonado por
você. Desde a primeira vez que eu te vi, eu não paro de pensar em você. Eu
faria de tudo para ficar com você.
Fim do
insert.
Ele abre os
braços
HEITOR
(Gritando) — Eu te amo!
Vem a sua mente
a continuação daquele encontro. Inserir o flashback da cena 1 do capítulo
21:
Heitor entra na sala, enquanto Astrid continua
a estranhar toda aquela situação e tentando entender tudo aquilo que escutara
anteriormente.
ASTRID (P/Heitor) — Acho que você não está com
o juízo perfeito!
HEITOR (P/Astrid) — Engano seu. Acho que eu
nunca tive com meu juízo tão perfeito!
ASTRID (P/Heitor) — Então, fale a verdade! O
que você veio fazer por aqui?
HEITOR (P/Astrid) — O que eu disse não foi
nenhuma brincadeira! Eu estou apaixonado por você. E você não me parece tão
surpresa como está.
ASTRID (P/Heitor) — Uma das coisas que mais me
incomodou desde que te conheci foi a forma como você sempre olhou para mim. Era
um olhar diferente e que sempre me deixou desconfortável.
Heitor vai na direção de Astrid e beija suas
mãos.
ASTRID (P/Heitor) — Você é casado e eu estou
namorando. Até gosto posso a vim gostar de você, mas nada vai passar de uma
amizade.... Nada além disso.
HEITOR (P/Astrid) — Eu faço de tudo para te ter
comigo! Eu durmo pensando em você, acordo pensando em você, trabalho pensando
em você.
ASTRID (P/Heitor) — Você deveria ter o mínimo
de respeito pelo seu amigo!
HEITOR (P/Astrid) — Mas eu tenho muito respeito
por Rubens. E é por respeito por ele e por te respeito a você que eu te falo.
Você não conhece o verdadeiro Rubens e vai enojar quando o conhecer de verdade.
ASTRID (P/Heitor) — Você está querendo me
desestabilizar emocionalmente para que eu caia na sua teia de aranha. Mas eu
não vou acreditar. Percebo nesses seus olhos as reais intenções e não são boas.
HEITOR (P/Astrid) — Acho que você se deixa
contaminar muito fácil pelas opiniões alheias.
ASTRID (P/Heitor) — Não, eu acredito nas
pessoas que eu confio. Quero encarecidamente que você saia de minha casa.
Fim do
insert
Ele se
levanta e joga um jarro de planta contra a parede.
Corta para:
CENA 4/ RIO
DE JANEIRO/ RUAS DA CIDADE/ TARDE/ EXT.
É mostrado aas
imagens aéreas da cidade. Os pássaros voando, o Cristo Redentor, o bondinho,
pessoas conversando nas calçadas.
Corta para:
CENA 5/ RIO
DE JANEIRO/ MANSÃO DA FAMÍLIA/ QUARTO DE MANUEL E ROSEMARY/ TARDE/ INT.
Rosemary
está sentada na cama, enquanto o marido afrouxa o cinto da calça.
ROSEMARY —
Estou tão feliz que o nosso filho voltou a sorrir. Ele está tão feliz ao lado
de Astrid. Parece que um foi feito para o outro
MANUEL —
Desde que ele conheceu aquela moça, que ele está diferente e melhorou bastante
na aparência e em tudo.
ROSEMARY —
É uma pena que o Ronaldo não esteja aqui. Ele e o Rubens eram muito unidos.
Enquanto
fala, Rosemary coloca se deita sobre a cama.
Corta para:
CENA 6/ RIO
DE JANEIRO/ MANSÃO FISHER/ SALA DE ESTAR/ NOITE
Arlete
caminha pela sala, enquanto sorri. Ela olha a fotografia da amiga Astrid e relembra
o dia que elas se conheceram. Inserir Flashback da cena 13 do capítulo 17:
Astrid desembarca no aeroporto internacional do Rio
de janeiro. Ela olha admirada para todos os lados.
ASTRID — Então, é essa a cidade maravilhosa que
todos falam.
Abre um sorriso.
Uma pessoa esbarra em Astrid.
ARLETE — Desculpa, minha senhora!
ASTRID — Não foi nada! Você é daqui?
ARLETE — Sou! Estou vindo de Nova York. Mas sou
daqui do Rio de Janeiro.
ASTRID — Estou desembarcando agora no Brasil. Não
conheço nada aqui.
ARLETE — Eu posso te mostrar o Rio de Janeiro de
uma ponta a outra.
ASTRID — Eu fico muito grata!
Fim do
insert.
Ela se
emociona.
ARLETE — Eu
sabia que você ia encontrar a sua alma gêmea, minha amiga.
Ela
continua a beber a champanhe.
Corta para:
CENA 7/
BUENOS AIRES/ RUAS DA CIDADE/ NOITE/ EXT.
Letreiro
mostra: “Buenos Aires — Argentina”
É mostrada
as ruas da cidade. Palácio Rosado Pessoas conversando na rua. A cidade está
fria e iluminada.
Corta para:
CENA 8/
BUENOS AIRES/ RESTAURANTE/ NOITE/ INT.
Rubens e
Astrid estão dançando de mãos dadas,
RUBENS — A
gente se conheceu numa dança e hoje estamos aqui na Argentina na nossa lua-de-mel.
ASTRID — Para
mim, parece só mais uma lua-de-mel, para quem já fracassou em três
relacionamentos. Tenho esperança de que dessa vez vai ser diferente e vai ser
diferente.
A música se
encerra e eles terminam a dança com um beijo.
Corta para:
CENA 9/ RIO
DE JANEIRO/ MANSÃO DA FAMÍLIA MARTINS/ MANHÃ / INT.
A mês ado
café estava posta. Na mesa, estavam sentados Rosemary e Manuel tomam café, como
faziam todos os dias.
MANUEL —
Esse ano já está chegando ao fim e o saldo foi positivo, pesar dos pesares.
ROSEMARY —
O Rubens ligou hoje? Ele me disse que ligaria todos os dias para mim.
MANIEL — O
Rubens não é nenhuma criança. Você acha mesmo que ele vai ficar ligando que ele
vai ficar ligando para fazer um relatório do que ele faz dia e noite? Claro que
não. Deixa ele aproveitar a lua-de-mel.
ROSEMARY —
Você tem razão.
Manuel se
levanta e sai.
Corta para:
CENA 10/
BUENOS AIRES/ HOTEL/ QUARTO DE RUBENS E ASTRID/ MANHÃ/ INT.
Letreiro
mostra: “Buenos Aires — Argentina”
Astrid e
Rubens estão dormindo juntos, envolto em lençóis. Ela tem um pesadelo. Inserir
cena 3 do capítulo 18:
Astrid, com 18 anos, corre desesperada pelas
ruas de Nuremberg. Soldados jogam bombas.
ASTRID (Gritando) — Mãe! Mãe.
Aviões sobrevoam a cidade de Nuremberg e tentam
atingir pessoas com bombas. Astrid avista a mãe, que não profere nenhuma
palavra.
ASTRID — Mãe, mãe!
As palavras proferidas por Astrid parecem não
ser escutadas por Emma. Astrid olha para a palma das mãos, que sangra.
ASTRID (Gritando) — Não!
Fim do
insert.
Ela se
levanta e bebe um pouco.
ASTRID —
Esses sonhos me perseguem! Esses sonhos me perseguem!
Rubens
boceja e parece se acordar, mas se vira e adormece.
Corta para:
CENA 11/
BUENOS AIRES/ RUAS DA CIDADE/ MANHÃ. TARDE. NOITE/ EXT./ CLIPE.
Letreiro
mostra: “Alguns dias depois”
Astrid e Rubens
andam de carro pela cidade. Tiram fotos em pontos turísticas. Se deliciam no
frescor da cidade fria. Acompanham a passagem do ano para 1951. Admiram os
fogos. E abrem um sorriso.
Corta para:
CENA 12/ BUENOS
AIRES. RIO DE JAANEIRO/ HOTEL/ QUARTO DE RUBENS E ASTRID/ NOITE/ INT. EXT.
Astrid e
Rubens arruam.
RUBENS — Depois
de dias aproveitando a vida, é hora de cairmos na realidade. (Riu). É hora de
voltarmos para o Brasil.
ASTRID —
Esses dias foram os melhores dias da minha vida.
Com as
malas prontas, eles saem do hotel e entram no carro, onde a cena continua. Eles
partem felizes em direção ao Rio de Janeiro.
Letreiro
mostra: “Dois dias depois”
Eles
continuam na estrada. Rubens não dormira durante todo esse tempo. Ele cantarola.
Astrid caíra no sono. Ele se abaixa para pega um pouco de água e perde a
direção do carro. A sua visão é ofuscada pelo farol do carro.
RUBENS —
Aaaaah!
Ele tenta
desviar o carro cai numa ribanceira e capota três vezes. A câmera foca no rosto
de Astrid e Rubens feridos. A imagem congela e se fixa em um camafeu, que se
fecha
Postar um comentário