ILUSÕES
PERDIDAS
EPISÓDIO 17
CENA 1/
ROMA/ IGREJA/ NOITE/ INT. EXT.
Astrid
entra na igreja acompanhada de Alfredo. Eles estão sorridentes. Alfredo
cumprimenta o filho. Astrid e Giovani se ajoelham no altar.
PADRE —
Queridos irmãos e irmãos, estamos todos aqui reunidos para celebrara a união de
Giovani Bianchi e Astrid Fisher. Dois jovens que se apaixonaram e que estão
aqui na santa Casa de Deus para que essa união receba a graça divina. Os votos
dos noivos.
Marieta e
Alfredo cochicham.
MARIETA
(falando baixo/ P/Alfredo) — Eu estou rezando para que esse casamento dê certo,
mas eu sinto que não vai.
ALFREDO
(Falando baixo/ P/Marieta) — E você torcendo para que esse casamento não dê
certo.
Enquanto os
pais cochicham, Giovani e Astrid fazem o a união das mãos e o consentimento.
GIOVANI
(P/Astrid) — Astrid Fisher, prometo ser-te fiel, amar-te e respeitar-te na
alegria e na tristeza, na saúde e na doença, todos os dias da nossa vida.
ASTRID
(P/Giovani) — Giovani Bianchi, prometo ser-te fiel, amar-te e respeitar-te na
alegria e na tristeza, na saúde e na doença, todos os dias da nossa vida.
PADRE —
Confirme o Senhor, benignamente, o consentimento que manifestastes perante a
sua Igreja, e Se digne enriquecer-vos com sua benção. Não separe o homem o que
Deus uniu.
Giovani
coloca a aliança no dedo anelar de Astrid.
GIOVANI
(P/Astrid) — Recebe essa aliança como sinal do meu amor e da minha fidelidade.
Em nome do Pai, do Filho, do Espirito Santo.
ASTRID
(P/Giovani) — Recebe essa aliança como sinal do meu amor e da minha fidelidade.
Em nome do Pai, do Filho, do Espirito Santo.
Eles se
beijam. Em seguida, eles saem da igreja e são banhados por uma chuva de arroz.
O carro enfeitado parte.
Corta para:
CENA 2/
ROMA/ MANSÃO DA FAMÍLIA SCHMIDT/ SALA DE JANTAR/ MANHÃ/ INT.
Letreiro
mostra: “Alguns dias depois”
Marieta e
Alfredo estão sentados à mesa. O café fora posto pelos empregados. Leite, suco
de laranja, pão, biscoitos e bolo. Eles se deleitam naquela mesa, enquanto
conversam.
MARIETA — A
mesa está tão vazia hoje sem a presença de meu filho. Apesar dos nossos
desentendimentos e das nossas diferenças, ele é o meu filho.
ALFREDO —
Nosso filho! Ele está indo em busca da felicidade dele. Você que fica com essa
implicância com Astrid.
MARIETA —
Eu quero proteger o meu filho das más pessoas.
ALFREDO —
Você só sabe falar isso. “Eu quero proteger o meu filho das más pessoas”. Eu
não sei o que é, mas isso parece uma obsessão.
MARIETA — É
proteção! Você não sabe o que é isso porque nunca pariu um filho. (Mudando de
assunto). Mas vamos mudar de assunto. Como estão os negócios?
ALFREDO —
Estão indo de mal a pior. Essa guerra que nunca acaba está quebrando a minha
empresa.
Marieta e
Alfredo continuam conversando.
Corta para:
CENA 3/
MILÃO/ RUAS DA CIDADE/ MANHÃ/ EXT.
A câmera
mostra os pontos turísticos de Milão. Pessoas andam de bicicleta nas praças da
cidade. Pessoas entram e saem da catedral de Milão, Teatro alla Scala. Carros e
ônibus passam pelas ruas da cidade.
Corta para:
CENA 4/
MILÃO/ HOTEL/ QUARTO DE ASTRID E GIOVANI/ MANHÃ/ INT.
Astrid se
levanta da cama e, vestida de roupão, vai até a geladeira e pega uma garrafa de
champanhe e leva para cama. Ela acorda o marido.
ASTRID
(P/Giovani) — Bom dia, amore mio!
Giovani
acorda.
GIOVANI
(P/Astrid) — Amore mio!
Eles se
beijam. Astrid enche duas taças de champanhe e entrega uma ao marido. Eles se
embebedam.
ASTRID
(P/Giovani) — Eu quase me casei uma vez, antes de me casar você. O noivo fugiu.
Talvez o destino não fosse se casar com ele, mas com você.
GIOVANI
(P/Astrid) — Há males que vem para o bem!
ASTRID
(P/Giovani) — Você que eu amo, amore mio!
GIOVANI
(P/Astrid) — Hoje, eu queria acampar com você. Queria um momento só nosso ao ar
livre. Afinal, os próximos meses serão de muito trabalho para mim. O partido me
consome horas do dia.
ASTRID
(P/Giovani) — Você não tem medo desses grupos terroristas? Já sofremos um
atentado. Não tem medo do que pode acontecer?
GIOVANI
(P/Astrid) — Eu escolhi essa vida. Não tenho medo de nada. Morro se for
preciso.
Astrid se
levanta e vai sorridente até a janela.
ASTRID —
Poderíamos viver viajando pelo mundo, mas você prefere lutar por uma ideologia
que já está em decadência!
GIOVANI — O
fascismo ainda vai dominar o mundo. Eu preciso luatar para que isso aconteça! É
o meu dever pela pátria.
Neste
instante, vem amente de Astrid as lembranças das conversas que teve com
Francesco. Inserir o flashback da cena 4 do capítulo 13:
Francesco freia o carro próximo a Astrid, que se assusta.
FRANCESCO (P/Astrid) — Não precisa ter medo, moça!
ASTRID (P/Francesco) — Quem é o senhor? E o que quer comigo?
Ele acena para que ela entre no carro. Astrid, por alguns
segundos, reluta em aceitar o convite, mas acaba por aceitá-lo.
FRANCESCO (P/Astrid) — Eu vou direto ao ponto. De onde você
conhece o Giovani?
ASTRID (P/Francesco) — Quem é Giovani?
FRANCESCO (P/Astrid) — Aquele rapaz que você estava conversando.
ASTRID (P/Francesco) — Desculpe, meu senhor, mas não estou
entendendo onde você quer chegar.
FRANCESCO (P/Astrid) — Desculpe, acabei não me apresentando. Eu me
chamo Francesco. Francesco Lombardi. Pelo jeito, você parece ser uma moça
bastante esperta e humilde.
ASTRID (P/Francesco) —Acertou! Mas o que isso tem a ver com o
assunto que você quer tratar comigo.
FRANCESCO (P/Astrid) — Eu preciso que você faça um servicinho para
mim! Você parece que gosta de muito dinheiro, não é? Então, eu queria que você
se aproximasse do Giovani. Você vai ganhar muito dinheiro com isso. A
princípio, eu só queria te dizer isso. O resto eu não quero revelar agora, para
não correr o risco de sair do controle. Mas garanto que você será muito bem
recompensada.
ASTRID (P/Francesco) — Eu não estou gostando nada desse mistério,
mas pelo dinheiro eu vou aceitar.
FRANCESCO (P/Astrid) — Fez muito bem em aceitar! Você não irá se
arrepender. Agora que já conversamos, preciso ir.
Astrid concorda com a cabeça. Ele beija a mão dela. Em seguida,
ele entrega um papel para ela.
FRANCESCO — Esse é o meu número para contato.
Fim do
insert.
Astrid volta
para cama.
ASTRID — Eu
falei tudo isso pela nossa segurança. Eu não me sinto segura aqui, nem em Roma.
Você está sendo muito perseguido.
GIOVANI —
Esqueça isso! Agora eu vou sair, mas depois volto para te pegar para irmos
acampar.
Giovani se
veste. Em seguida, sai. Poucos minutos após ele ter saído, o telefone toca.
Astrid estranha, mas atende.
ASTRID —
Alô?
Ao atender
o telefone, ela escuta a música “Bella Ciao”.
ASTRID (Assustada)
— Quem está falando? É o Francesco?
A ligação é
encerrada. Ela se senta na cama assustada com a ligação. Nesse instante, ela se
lembra do último encontro que teve com Francesco. Inserir flashback da cena
8 do capítulo 16:
Francesco tenta desconversar, diante da
indagação de Astrid.
FRANCESCO — Por que você acha isso?
ASTRID — Você foi a única pessoa que eu falei
sobre o evento de posse de Giovani.
FRANCESCO — Mas pode ter sido outra pessoa. Ou
você acha que não tem espião no governo.
ASTRID — Mas eu acredito que tenha sido você
porque é uma coincidência muito grande.
FRANCESCO — Que saber a verdade mesmo? Fui eu e
não me arrependo
ASTRID — Está tudo acabado entre nós. Agora eu
sei das suas intenções, das suas más intenções.
FRANCESCO — Você não é nenhuma ingênua! Sempre
soube das minhas intenções. Não sei por que da surpresa?
ASTRID — Você está me usando!
FRANCESCO — É o nosso trato e você concordou,
não se lembra?
Fim do
insert.
Astrid,
trêmula, toma um pouco de champanhe.
ASTRID —
Giovani está correndo perigo!
Ela fica
pensativa.
Corta para:
CENA 5/
MILÃO/ FAZENDA LOMBARDI/ SALA DE ESTAR/ MANHÃ/ INT.
Francesco
fuma um cigarro e bebe um pouco de vinho, enquanto está sentado e pensativo na
cadeira de balanço. Neste instante, Michael entra na sala.
MICHAEL — O
que você está fazendo aí?
FRANCESCO —
De hoje não passa! Hoje será o fim de Giovani Bianchi.
Michael
olha para os lados e vê que tem cinco espingardas.
MICHAEL —
Você está determinado a mata-lo mesmo, não é?
FRANCESCO —
Sempre tive! Já consegui mais três pessoas que vão fazer o serviço com a gente.
Os três
comparsas entram na sala.
FRANCESCO —
Eu já confirmei que eles estão no hotel e nós vamos fazer o cerco. Assim quem
eles saírem, nós o seguiremos para enfim consumarmos o ato.
Eles pegam
a arma e saem, em seguida.
Corta para:
CENA 6/
MILÃO/ PARQUE FLORESTAL DE MILÃO/ TARDE/ INT.
Ao
entardecer, Astrid e Giovani caminham até o parque florestal de Milão. De mãos
dadas, eles se sentam na grama. Abrem o pano e colocam algumas frutas em cima.
GIOVANI — A
tarde está bonita!
Eles se
beijam.
ASTRID — O
céu está bem azul.
A câmera
vira-se para a mata, onde o bando de Francesco se aproxima. Eles correm na
direção de Astrid e Giovani, que se levantam ao perceber que estão sendo
cercados. Giovani ergue os braços.
GIOVANI — O
que é isso?
FRANCESCO —
O seu dia chegou, desgraçado!
Francesco
puxa Giovani, que não oferece nenhuma resistência, pelo braço. Michael protege
Astrid. Os outros metralham Giovani, que cai no chão, envolvido em uma poça de
sangue.
CENA 7/
MILÃO/ PARQUE FLORESTAL DE MILÃO/ TARDE/ INT.
Após
presenciar o marido sendo morto, Astrid vai ao seu corpo banhado de sangue e o
abraça.
ASTRID
(Gritando) — Amore mio! Amore mio!
Francesco e
Michael carregam Astrid para o carro, enquanto os outros colocam o corpo no porta
malas.
Corta para:
CENA 8/
ROMA/ MANSÃO DA FAMÍLIA BIANCHI/ SALA DE ESTAR/ TARDE/ INT.
Marieta
sente uma pontada, enquanto está conversando com Alfredo, que fica preocupado.
ALFREDO — O
que houve?
MARIETA —
Eu senti uma pontada no coração. Aconteceu alguma coisa com o Giovani. Quando
eu sinto essas pontadas no peito é porque aconteceu algo de ruim.
ALFREDO —
Deve ser só uma dor. Não tem nada de mais.
MARIETA —
Aconteceu! Eu sinto que aconteceu.
ALFREDO —
Eu vou ligar para o hotel que ele está com Astrid. Você vai ver que não
aconteceu.
MARIETA —
Liga! Eu quero falar com meu filho!
Alfredo vai
ao telefone e tenta ligar, mas ninguém atende.
ALFREDO —
Ninguém está atendendo, mas não deve ser nada. Eles devem ter saído.
MARIETA —
Eu não vou sossegar enquanto não falar com meu filho.
Marieta cai
no choro.
Corta para:
CENA 9/
MILÃO/ FAZENDA LOMBARDI/ SALA DE ESTAR/ TARDE/ INT.
Francesco e
Michael entra com Astrid, que chora compulsivamente. Eles colocam ela no sofá.
FRANCESCO
(P/Astrid) — Hoje, terminou o nosso trato. Como prometido, você receberá a
recompensa.
Astrid
parte para cima de Francesco.
ASTRID (Gritando) — Assassino! Assassino! Era
esse o seu plano, não era?
FRANCESCO —
Deixe de gritaria, pois você nem o amava. Fui eu que os aproximei. Foi para
matá-lo, realmente, confesso. Mas foi por uma boa causa. É pelo fim do
fascismo. Não se esqueça de que sua família foi vítima de uma ideologia
parecida.
Astrid,
neste instante, fica pensativa. Francesco traz uma maleta de dinheiro.
FRANCESCO —
Aqui está a sua recompensa!
Astrid abre
a maleta e verifica que tem muitas notas de dinheiro.
ASTRID — Eu
vou aceitar porque estou necessitando muito, mas...
FRANCESCO —
Você não tem mais o que questionar. O dinheiro está aí! O nosso acordo até
concluído com sucesso.
ASTRID —
Está bem!
FRANCESCO —
Mas antes nós vamos comemorar a vitória contra os fascistas.
Francesco,
Michael e Astrid vão para o quintal.
Corta para:
CENA 10/
ROMA/ MANSÃO DA FAMÍLIA BIANCHI/ QUARTO DE MARIETA E ALFREDO/ TARDE/ INT.
Marieta se
deita com muita dor de cabeça na cama. A empregada dá alguns comprimidos para
dor de cabeça a ela.
MARIETA —
Se o Giovani me ligar me avise. Eu preciso saber notícias dele!
EMPREGADA —
O Alfredo está tentando se comunicar com ele, mas até agora nada..
MARIETA —
Deus, não deixe que nada de mal aconteça com meu filho. Eu não quero que nada
de mal aconteça com ele.
A empregada
sai. Alfredo entra.
ALFREDO —
Eu estou tentando falar com ele, mas não estou conseguindo!
MARIETA —
Aconteceu alguma coisa com ele. Só pode ter acontecido. Eu sinto que aconteceu!
Instinto de mãe não falha.
ALFREDO — Sempre
que o nosso não dá notícias, você sempre acha que aconteceu alguma coisa!
MARIETA — E
não é para eu achar. Estamos vivendo um momento turbulento. O nosso filho está
sendo perseguido!
ALFREDO —
Eu acho que você se preocupa demais com besteira! Pensa em coisa ruim!
Alfredo sai
do quarto.
Corta para:
CENA 11/
MILÃO/ FAZENDA LOMBARDI/ QUINTAL/ TARDE/ INT.
Os capangas
de Francesco penduram o corpo de Giovani, de cabeça para baixo, em um galho de
árvore. Em seguida, o rádio é ligado e começa a tocar a música “Bella Ciao” .
Todos dançam, enquanto chutam e jogam coisas no corpo de Giovani.
MICHAEL
(Cantando) — Una mattina mi son' svegliato
O bella ciao, bella ciao, bella ciao, ciao, ciao
Una mattina mi son' svegliato
E ho trovato l'invasor
FRANCESCO (Cantando)
— O partigiano, portami via
O bella ciao, bella ciao, bella ciao, ciao, ciao
O partigiano, portami via
Ché mi sento di morir
ASTRID
(Cantando) — E se io muoio da partigiano
O bella ciao, bella ciao, bella ciao, ciao, ciao
E se io muoio da partigiano
Tu mi devi seppellir
Eles
cantarolam juntos o resto da música.
Corta para:
CENA 12/
ROMA/ MANSÃO DA FAMÍLIA BIANCHI/ SALA DE ESTAR/ MANHÃ/ INT.
Letreiro mostra:
“alguns dias depois*
A empregada
entrega um telegrama a Marieta, que estranha. Mas ela abre o telegrama para ler
a mensagem.
MARIETA — “O
Giovani está queimando no inferno, por essas horas. Ele teve o que merecia.
Morreu com 10 tiros cravados no peito! Ass. Francesco Lombardi” (se ajoelha no chão/
Gritando). Não!
Alfredo
desce as escadas e tenta consolar a esposa.
MARIETA —
Nosso filho foi assassinado!
Alfredo e
Marieta cai no choro.
Corta para:
CENA 13/
RIO DE JANEIRO/ AEROPORTO INTERNACIONAL/ TARDE/ INT.
Letreiro
mostra: “Alguns meses depois”
Letreiro
mostra: “Rio de Janeiro – DF”
Astrid
desembarca no aeroporto internacional do Rio de janeiro. Ela olha admirada para
todos os lados.
ASTRID —
Então, é essa a cidade maravilhosa que todos falam.
Abre um
sorriso.
Uma pessoa
esbarra em Astrid.
ARLETE —
Desculpa, minha senhora!
ASTRID —
Não foi nada! Você é daqui?
ARLETE —
Sou! Estou vindo de Nova York. Mas sou daqui do Rio de Janeiro.
ASTRID —
Estou desembarcando agora no Brasil. Não conheço nada aqui.
ARLETE — Eu
posso te mostrar o Rio de Janeiro de uma ponta a outra.
ASTRID — Eu
fico muito grata!
Corta para:
CENA 14/ RIO
DE JANEIRO/ RUAS DA CIDADE/ NOITE/ INT.
Letreiro
mostra: “6 anos depois”
Mostrar os
pontos turísticos da cidade. Cristo Redentor, Pão de açúcar, bondinho. Pessoas
caminhando pelo calçadão de Copacabana. Pessoas sentadas na praia conversando.
Corta para:
CENA 15/ RIO
DE JANEIRO/ EMBAIXADA/ SALÃO DE FESTA/ NOITE/ INT..
A alta
sociedade carioca está reunida na embaixada. Está tocando músicas típicas
brasileiras. Astrid está sentada conversando com sua amiga Arlete Machado.
ASTRID
(Rindo) — Arlete, você tem um humor bem apurado!
ARLETE
(Pensativa) — O tempo passa tão rápido! Parece que foi ontem que nos conhecemos.
Você se tornou uma das minhas melhores amigas!
ASTRID —
Foi uma amizade a primeira vista!
Neste
instante, Rubens Martins se aproxima de Astrid.
RUBENS —
Aceita dançar comigo?
Astrid e
Rubens se entreolham e os dois abrem um sorriso.
Congelamento
preto e branco. A imagem fixa em um camafeu que se fecha.
REALIZAÇÃO:
Copyright
©THE OPEN DOOR
Leia e Re-leia no Re-Read!
2021
Postar um comentário