ILUSÕES
PERDIDAS
EPISÓDIO 14
CENA 1/
ROMA/ CASA DE PROPÓSITO ESPECIAL/PORÃO/ MANHÃ/ INT.
Enquanto está
com a arma apontada para Adler, ela relembra os momentos que viveram juntos. Inserir
Flashback da cena 5 do episódio 2:
Astrid vai até a biblioteca. Ainda na calçada ela
se depara com algumas pessoas que conversam, até que um jovem, um pouco mais
alto e mais velho, rapaz se aproxima dela.
ADLER (P/Astrid) — Uma moça tão bonita não pode ficar andando por aí
sozinha. É perigoso, bem perigoso.
ASTRID (P/Adler) — Desculpe, meu senhor, mas não costumo falar com
estranhos (Ela vê que o rapaz traz
em sua camisa um broche com a suástica). Ainda mais com nazista.
ADLER — Ah,
me desculpe. Esqueci de me apresentar. Prazer, meu nome é Adler. Adler Schimdt.
Você é judia?
ASTRID — O
meu é Astrid e sim sou judia... com licença, eu estou com um pouco de pressa e
o senhor está me atrapalhando.
ADLER — O
que foi, garota? Não precisa ter medo de mim. Eu não mordo, a não ser que você
queira. (Riu).
ASTRID — O
senhor tem um humor bem apurado, mas precisa me dá licença. Nem poderíamos
estar conversando.
Fim do insert.
Inserir
Flashback da cena 1 do episódio 4:
Adler levanta Astrid, que se limpa. Nos seus braços
apenas alguns arranhões.
ADLER — Da próxima vez olha se carro na rua.
ASTRID — É muita cara de pau sua. Você que deveria
aprender a dirigir.
ADLER — Já está boa.... De mal humor.
Astrid tenta andar, mas sente uma forte dor e cai
nos braços de Adler. Ele olha fixamente para os olhos dela, que também sente
uma sensação estranha.
ADLER — Acho que você deve ter fraturado algo.
Precisamos ir ao médico. Eu te levo.
Astrid não oferece nenhuma resistência. Adler a
coloca dentro do carro.
Fim do
insert.
Inserir
flashback da cena 6 do capítulo 4:
Adler e Astrid entram.
ADLER — Antes de te levar para casa eu queria te
mostrar uma coisa. É aqui que eu passo boa parte do meu dia.
ASTRID — Você não é chato como eu pensava.
ADLER — E você não é tão arrogante quanto eu
pensava.
Eles chegam próximo ao avião. Adler acena para que
um rapaz traga outro macacão.
ADLER — Aceita voar comigo?
ASTRID (Sorridente) — Aceito!
O rapaz traz o macacão. Astrid coloca por cima da
roupa que estava vestindo. Em seguida, coloca o capacete. Adler faz o mesmo. Os
dois entram no avião e colocam os protetores auriculares. Adler liga os
motores.
ADLER — Aperta o cinto que nós vamos decolar!
Fim do
insert.
Inserir
flashback da cena 5 do capítulo 5:
Adler buzina mais uma vez. Astrid sai de casa e tem
uma surpresa ao vê-lo. Ele acena para que ela entre no carro. Ela o obedece e
entra.
ADLER — Quis te fazer essa surpresa!
ASTRID (Sorridente) — Você me salvou! Precisava
sair um pouco. Hoje, a noite foi de bastante discussão na minha família.
ADLER — Vim te convidar para irmos em um
restaurante! Estava com saudades de você.
ASTRID — Eu também estava com saudades!
Eles se beijam. Adler acelera o carro.
Fim do
insert.
Inserir flashback da cena 7 do capítulo 6:
Adler buzina para chamar atenção de Astrid. Ela
aprece na janela e ele acena para que ela desça. Ela vai ao carro.
ADLER — Estava com saudades de você, meu amor!
Entra!
Astrid entra no carro.
ASTRID — Não esperava por você essas horas.
ADLER — Tive uma pequena discussão com meu pai
hoje. Estava precisando ficar perto de você, sentir o seu cheiro! Eu queria ir
para um outro lugar hoje. Não queria ir para o restaurante da minha família....
No hotel tem um restaurante. Poderíamos ir para lá!
ASTRID — Para onde você quiser, meu amor!
Eles se beijam. Adler acelera o carro.
Fim do
insert.
Francesco,
vendo que Astrid está nervosa e pensativa para executar aquela missão, decide
então por encorajá-la.
FRANCESCO
(Gritando) — Abrir fogo!
ADLER (P/Astrid)
— Não faça isso!
Astrid, depois
de hesitar por alguns segundos, decide então por executar a missão, ela aperta
o gatilho. A primeira bala atinge Adler no peito. Com os olhos cheios de
lágrimas, ela dispara mais três. Os outros tiros atingem o abdômen, o ombro e a
cabeça de Adler, que cai no chão, sem esboçar reação. Em seguida, Francesco
aplaude.
FRANCESCO
(P/Astrid) — Ótimo trabalho!
Astrid,
após toda a carga emocional colocada para executar aquilo, ela se ajoelha e cai
em um choro compulsivo.
ASTRID
(P/Francesco) — Não me peça mais para fazer isso. Acaba com o meu psicológico!
FRANCESCO
(P/Astrid) — Não se preocupe! Isso é normal. Eu fiquei assim quando tive que
matar pela primeira vez. Agora eu vou fazer um ritual que eu sempre faço quando
morre um dos meus inimigos.
Francesco
pega um rádio e coloca uma fita. Começa a tocar a música “Bella Ciao”.
FRANCESCO
(Cantando) — Una mattina mi son' svegliato
O bella ciao, bella ciao, bella ciao, ciao, ciao
Una mattina mi son' svegliato
E ho trovato l'invasor
ASTRID (Cantando) — O
partigiano, portami via
O bella ciao, bella ciao, bella ciao, ciao, ciao
O partigiano, portami via
Ché mi sento di morir
FRANCESO (P/Astrid) — Você conhece essa
música?
ASTRID (P/Francesco) — Conheço!
Francesco dá as mãos a Astrid e eles
continuam cantando e dançando.
FRANCESCO e ASTRID (juntos/Cantando) — E
se io muoio da partigiano
O bella ciao, bella ciao, bella ciao, ciao, ciao
E se io muoio da partigiano
Tu mi devi seppellir
E seppellire lassù in montagna
O bella ciao, bella ciao, bella ciao, ciao, ciao
E seppellire lassù in montagna
Sotto l'ombra di un bel fior
Tutte le genti che passeranno
O bella ciao, bella ciao, bella ciao, ciao, ciao
Tutte le genti che passeranno
Mi diranno: Che bel fior
E quest' è il fiore del partigiano
O bella ciao, bella ciao, bella ciao, ciao, ciao
E quest'è il fiore del partigiano
Morto per la libertà
E quest'è il fiore del partigiano
Morto per la libertà
Em seguida,
eles se beijam.
Corta para:
CENA 2/
ROMA/ MANSÃO DA FAMÍLIA BIANCHI/ QUARTO DE GIOVANI/ MANHÃ/ INT.
Giovani
entra no quarto e se assusta ao ver sua mãe virada para a janela. Ao perceber que
o filho entrara no quarto, Marieta se vira para ele.
GIOVANI —
Mamma? A senhora aqui? O que aconteceu?
MARIETA (Séria)
— Você estava com aquela moça, não era, meu filho? Não adianta mentir. Eu
conheço quando você está mentindo!
GIOVANI — Estava!
Encontrei ela por acaso e nos beijamos novamente
MARIETA —
Estou sentindo que essa relação de você com essa moça não vai terminar. Escute
o que eu estou te falando, meu filho.
GIOVANI — A
senhora nem ao menos a conhece para tirar esse tipo de conclusão. A senhora só
sabe implicar com todas as minhas namoradas. E ela nem é minha namorada...
ainda.
MARIETA — O
tempo dirá quem está certo, meu filho! Mas já que você acha que essa mulher é
um anjo, traga ela aqui. Eu quero conhece-la melhor, já que você diz que estou
tirando conclusões sem ao menos conhece-la. Traga ela aqui, então!
GIOVANI —
Eu vou trazê-la, mamma!
Mareita
concorda com a cabeça e sai do quarto em silêncio. Giovani se deita na cama e
relembra o último beijo entre ele e Astrid. Inserir a cena 8 do capítulo 13:
Giovanni, que vai saindo de casa, acaba se
esbarrando em Astrid.
GIOVANI (surpreso) — Você?
ASTRID (Feliz) — O destino nos coloca frente a
frente mais uma vez
GIOVANI — Será que é o mundo conspirando ao nosso
favor?
ASTRID — Disso eu já não sei, mas eu queria me
desculpar pelo que aconteceu ontem. Não é da minha natureza agir daquela forma.
Do outro lado da rua Francesco observa tudo.
GIOVANI — Quem tem que se descolar sou eu. Não era
para ter te beijado daquela forma.
ASTRID — Não tem problema. Eu não sou muito de me
importar com essas coisas.
Desta vez, Astrid que toma a iniciativa de dar um
beijo no rapaz. Ele fica surpreso com atitude dela.
GIOVANI — Você é uma pessoa enigmática e
surpreendente.
ASTRID — É assim que eu gosto de ser. Enigmática,
surpreendente...
Eles riem e conversam por alguns minutos.
Fim do
insert.
GIOVANI —
Astrid! Cada vez que eu me lembro de você, fico ainda mais apaixonado.
Ele
continua reflexivo.
Corta para:
CENA 3/
ROMA/ CASA DO TELÉGRAFO/ TARDE/ INT.
Astrid entra
na casa no telegrafo e fala com o telegrafista.
ASTRID — Eu
queria mandar uma mensagem para a Nuremberg, na Alemanha.
TELEGRAFISTA
— Pode dizer a mensagem.
Astrid dita
a mensagem e o telegrafista telegrafa. Ao fim, Astrid paga.
ASTRID —
Grazie (Obrigada)
Em seguida,
Astrid sai.
Corta para:
CENA 4/
ROMA/ CASA DO PROPÓSITO ESPECIAL/ QUINTAL/ TARDE/ INT.
Francesco,
com o corpo de Adler nos braços, entra no quintal. Ele coloca o corpo no chão e
banha-o com álcool. Em seguida, acende um fósforo e ateia fogo no corpo do
rapaz.
FRANCESCO —
Agora você teve o que merece, nazista safado!
Michael
entra no quintal.
MICHAEL —
Você o matou?
FRANCESCO —
Já estava na hora desse nazista ir para o inferno... na verdade, quem matou foi
Astrid. Pedi para que ela executasse essa missão. E até que ela se saiu bem.
MICHAEL —
Quem será o próximo? Mussolini?
FRANCESCO —
Ainda não, mas a hora dele vai chegar!
Os dois
riem.
MICHAEL — E
cadê a Astrid?
FRANCESCO —
A levei para casa e depois vim concluir o serviço.
Michael e
Francesco cobrem o nariz com o pano para não sentirem o cheiro de carne humana
queimando. Em seguida, Francesco cava o buraco. O fogo que envolvia o corpo de
Adler se apagar e Francesco, com a ajuda de Michael, enterra o corpo no buraco.
Corta para:
CENA 5/
ROMA/ RUAS DA CIDADE/ NOITE/ EXT.
A noite
estava fria e chuvosa. A câmera mostra pontos turísticos da cidade de Roma.
Coliseu, Fontana di Trevi, Panteão. Pessoas passeando pela cidade. Pessoas
conversando. Carros passando por todas as ruas da cidade.
Corta para:
CENA 6/
ROMA/ CASA DE ASTRID/ SALA DE ESTAR/ NOITE/ INT.
Francesco entra
e traz consigo um buquê de flores. Ele a entrega a Astrid, que agradece.
ASTRID —
Espero que você nunca me mande fazer aquilo novamente. É terrível ter que matar
uma pessoa.
FRANCESCO —
Vida de revolucionário é assim. Matar ou morrer.... Quem entra para os grupos
revolucionários, nunca sai e tem que obedecer às ordens do seu chefe. Senão,
será marcado para morrer. É assim que funciona o nosso comitê de ética. Isso
configura traição. E traição é imperdoável (Mudando de assunto). Eu vi que você
ficou bastante mexida quando viu aquele rapaz. Você o conhecia? Não adianta
mentir.
ASTRID —
Ele foi meu namorado quando eu ainda morava na Alemanha. Vivemos um romance
proibido. Sempre soube que ele era ligado ao nazismo, mas nunca me importei com
isso. Eu era e sou judia, mas o meu amor por ele era maior, até que ele me
enganou dizendo que ia fugir comigo, coisa que nunca aconteceu. Ele fez as
escolhas dele e teve o fim que teve.
FRANCESCO —
Muito bem! As coincidências da vida fizeram com que você executasse o seu
ex-namorado. A vida é realmente complexa e inexplicável. Eu já tive que passar
por algo parecido também. Mas não era sobre isso que eu queria falar com você.
Aceita sair para jantar comigo?
ASTRID —
Aceito!
Eles se
beijam.
Corta para:
CENA 7/
ROMA/ RESTAURANTE/ NOITE/ INT.
Astrid e
Francesco sentam-se à mesa. Ele acena para o garçom.
FRANCESCO
(P/Garçom) — Nós queremos duas taças de champanhe e dois risotos.
GARÇOM —
Farei o pedido. Mais alguma coisa?
O garçom
sai em seguida. Francesco retira um anel do bolso.
FRANCESCO —
Astrid, aceita namorar comigo?
Astrid fica
surpresa com a pergunta de Francesco.
CENA 8/
ROMA/ RESTAURANTE/ NOITE/ INT.
Francesco,
percebendo que Astrid está demorando a responder, decide perguntar novamente.
FRANCESCO —
Aceita namorar comigo?
ASTRID —
Mas, e o nosso trato? Não foi isso que combinamos!
FRANCESCO —
O meu pedido é sincero. A relação de você com Giovani não tem nada a ver com
romance, é puro interesse da minha parte e da sua. Não é para ter nenhum sentimento
envolvido na sua relação com o Giovani. Eu quero namorar você verdadeiramente.
ASTRID (Com
os olhos cheios de lágrimas) — Eu estou achando tudo isso muito esquisito.
FRANCESCO —
É uma simples pergunta. Aceita ou não aceita? Lembre-se que isso é inerente ao
seu envolvimento com Giovani.
ASTRID —
Aceito!
Francesco coloca
o anel no dedo de Astrid. Em seguida, eles se beijam.
Corta para:
CENA 9/
ROMA/ CASA DA ASTRID/ NOITE/ EXT.
Francesco deixa
Astrid na porta de casa. Eles se beijam mais uma vez.
FRANCESCO —
A nossa noite foi maravilhosa! Espero ter mais noites maravilhosas como essa.
ASTRID — E
vamos ter.
Eles se beijam
mais uma Vez. Em seguida, Francesco sai e entra no carro e acelera. No instante
em que Astrid entra em casa, Giovani aparece.
GIOVANI —
Astrid!
Astrid se
vira e vê que se trata de Giovani. Ela abre um sorriso.
ASTRID —
Como você sabe que eu moro aqui?
GIOVANI —
Não foi difícil descobrir. Mas isso não vem ao caso agora. Eu queria falar com
você. Meus pais querem te conhecer.
ASTRID —
Mas não temos nada. Por que seus pais querem me conhecer?
GIOVANI —
Agora temos. Já nos beijamos duas vezes. Não dá para esconder o sentimento que
temos um pelo outro.
ASTRID — Você
tem razão! Já nos beijamos duas vezes. Não é somente uma amizade.
GIOVANI —
Eu quero oficializar o nosso namoro para os meus pais.
Eles se
abraçam felizes.
Corta para:
CENA 10/
ROMA/ MANSÃO DA FAMÍLIA BIANCHI/ SALA DE ESTAR/ NOITE/ INT.
Alfredo
entra e percebe que Marieta está preocupada.
ALFREDO — O
que aconteceu?
MARIETA —
Eu estou muito preocupada com Giovani.
ALFREDO —
Por quê?
MARIETA —
Eu sentindo uma sensação muito esquisita. Estou sentindo que aquela moça vai
desgraçar a vida de Giovani.
ALFREDO —
Acho que você está se precipitando demais nas coisas. Não existe nada entre
eles.
MARIETA —
Não existe nada, por enquanto. Eu conheço bem o meu filho.
ALFREDO —
Da mesma forma, acho que você está se preocupando à toa. Vou subir para o
quarto. Hoje o dia foi exaustivo.
Alfredo
sobe para o quarto. Marieta fica um pouco mais tranquila.
Corta para:
CENA 11/
NUREMBERG/ MANSÃO DA FAMÍLIA SCHMIDT/ SALA DE ESTAR/ MANHÃ/ INT.
Letreiro
mostra: “três dias depois”
Letreiro
mostra: “Nuremberg, Alemanha”
Marie está
com Minna na sala, no instante em que recebe um telegrama. A princípio ela
estranha, mas não hesita em abrir o envelope e lê o que está escrito.
MARIE — “Adler
Schmidt foi visto pela a última vez em Roma, na Itália. Mas eu sinto em informa
que ele fora morto com quatro tiros à queima roupa por um grupo revolucionário
antifascista e antinazista”
Neste
momento, Marie entra em desespero. Se ajoelha no chão e começa a gritar.
MARIE
(Gritando) — Não! Não! O que fizeram com você, meu filho? Pedi tanto para que
você não fosse para essa maldita guerra. Você não queria ir.
MINNA —
Aconteceu alguma coisa com o Adler?
MARIE — Ele
foi morto por um grupo revolucionário na Itália.
MINNA
(Emocionada) — Não, não pode ser.
Neste
instante, Joseph desce as escadas. Marie o olha com desprezo e indignação.
MARIE
(Gritando/ P/ Joseph) — Está feliz agora? O seu neto morreu nessa maldita
guerra! Era esse o gesto de patriotismo que você queria? Morrer! Morrer em nome
de um ideal segregacionista? Era isso?
JOSEPH
(Emocionado) — Só me resta agora lamentar. Uma vida muito jovem que se foi. Mas
ele foi para a Guerra sabendo dos perigos que corria.
MARIE
(Enraivada) — Me admira muito essa sua frieza!
JOSEPH — Eu
já passei pela dor de perder uma pessoa querida em uma guerra. Estou muito
triste com a partida de meu neto. Que ele esteja em paz ao lado do criador.
Em seguida,
Joseph volta para o quarto. Marie chora abraçada a Minna.
Corta para:
CENA 12/ROMA/
MANSÃO DA FAMÍLIA BIANCHI/ SALA DE JANTAR/ NOITE/ INT.
Letreiro
mostra: “Roma, Itália”
Giovani e
Astrid se sentam à mesa, onde Marieta e Alfredo já estão senados. Eles se
levantam para cumprimentar Astrid. Marieta é educada, mas estando
desconfortável com a situação.
GIOVANI —
Eu marquei esse jantar por que queria apresentar Astrid.
ASTRID —
Boa noite!
ALFREDO
(P/Astrid) — Você não é italiana, é?
ASTRID
(P/Alfredo) — Não, sou alemã!
MARIETA (P/Astrid)
— É judia?
ASTRID
(P/Marieta/ Mente) — Não!
GIOVANI
(P/Astrid) — Esses são Marieta e Alfredo!
ASTRID (P/Marieta
e Alfredo) — Prazer em conhece-los!
Giovani
retira um anel do bolso.
GIOVANI
(P/Astrid) — Eu marquei esse jantar para você conhecer os meus pais e para
fazer um pedido. Aceita namorar comigo?
Marieta e
Alfredo ficam surpresos com o pedido do filho.
Congelamento
preto e branco, que se fixa em um camafeu, que se fecha.
REALIZAÇÃO:
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2021
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