ILUSÕES
PERDIDAS
EPISÓDIO 10
CENA 1/
NUREMBERG/ MANSÃO DA FAMÍLIA SCHIMDT/ SALA DE ESTAR/ TARDE/ INT.
Adler,
incrédulo com a carta que acabara de receber, cai em choro compulsivo de
emoção. Neste instante, Klaus e Marie descem as escadas e veem o filho
emocionado.
KLAUS
(P/Adler) — Por que choras, meu filho?
ADLER
(P/Klaus) — Eu fui convocado a me apresentar ao exército alemão. Eu sei que é
importante para mim, para a Alemanha, mas eu não vou. Eu não posso ir.
Marie
abraça o filho.
MARIE —
Faça o que você achar melhor, meu filho! Eu dou apoio a sua decisão.
ADLER
(P/Klaus) — Eu estou apaixonado, meu pai. Eu não estou pensando em disputar
guerra. Não vou ganhar nada com isso.
KLAUS —
Nada merece ser mais amada do que a nossa pátria, meu filho. Você tem que colocar
na cabeça isso, meu filho.
ADLER — Eu
não levo jeito para lutar na guerra!
KLAUS —
Como não leva, meu filho? Você um dos melhores alunos de aviação da sua turma.
Você leva muito jeito para isso sim. Você se preparou anos para esse momento,
meu filho. Agora não tem mais como voltar atrás. Amanhã mesmo você vai se
alistar.
Marie fica
em silêncio diante da fala incisiva do marido. Adler abaixa a cabeça e sai. Os
pais ficam olhando o filho saindo de casa.
Corta para:
CENA 2/
NUREMBERG/ PRAÇA/ TARDE/ INT.
Astrid está
sentada a espera de Adler. Ela está nervosa e inquieta. As suas mãos estão
trêmulas. Ela percebe quando Adler se aproxima. Ele se senta ao lado dela e a
beija.
ASTRID — Os
meus pais já estão desconfiados dos nossos encontros diários e secretos. O
Petrus tem desconfiado também. Não podemos mais nos encontrar. Pode ser
perigoso para mim e para você.
ADLER — Já
está tomada a decisão! Nós vamos fugir essa semana. Não vamos mais adiar. A
gente pode ir para Praga. Eu tenho parentes lá. Eles podem nos acolher. Eu já
consegui juntar algumas coisas.
ASTRID — Eu
tenho muito medo de tudo isso.
ADLER — A
gente vai ter que enfrentar tudo isso com medo mesmo. Não tem mais nenhuma
condição de vivermos nessa situação. A única forma de vivermos felizes é fora
da Alemanha e longe dos olhos preconceituosos e conservadores de nossa família.
ASTRID — Eu
estou sentindo algo muito esquisito com tudo isso.
ADLER — Não
vai ser fácil, mas nós vamos conseguir enfrentar tudo. Guerras, mortes,
preconceitos. O nosso amor é mais forte que tudo isso. (Levanta-se). O nosso
amor é mais forte que tudo isso!
Eles se
abraçam e se beijam.
ASTRID — Eu
nunca pensei que eu fosse me apaixonar por nazista.
ADLER — Eu
que nunca pensei que fosse me encantar por uma judia.
Eles dançam
alegremente na praça, enquanto começa a cair flocos de neve
CENA 3/
NUREMEBRG/ CASA DA FAMÍLIA HOLF/ QUARTO DE PETRUS/ TARDE/ INT.
Petrus,
vestindo um casaco e apoiado na janela, observa a neve que cai do céu. Ele está
quieto, pensativo e triste. Bertha percebe o silêncio do filho e vai até ele,
que a abraça.
PETRUS — Eu
queria muito ser amado, mas Astrid me ignora, não tem iniciativa. Não trocamos
praticamente nenhum carinho nos últimos dias. Ela parece que não me ama... ou
está apaixonado por outro. Eu já ela beijando um outro rapaz. Eu estou à beira
de cometer uma loucura.
BERTHA —
Não fale isso nem de brincadeira, meu filho!
PETRUS — Eu
vou deitar um pouco, minha mãe.
BERTHA —
Faça isso, meu filho. E retire da cabeça essas ideias negativas.
Bertha sai
em seguida. Petrus continua pensativo. Ele olha na direção da gaveta do lado de
sua cama, enquanto os ponteiros do relógio fazem um barulho ensurdecedor, em
meio ao silêncio que se instalara no local. Ele não hesita ir até a gaveta e
abri-la. Em seguida, põe o revolver, que estava lá dentro em sua. Ele olha fixamente
para aquele objeto. Lembranças veem a sua mente. Inserir o flashback da cena
1 do capítulo 3:
Astrid desce
as escadas e cumprimenta Petrus, após trocarem olhares. Petrus continuava com
os olhos fixos nela. O silêncio que pairava entre os dois foi interrompido pela
fala do filho de Paul.
PETRUS — Ainda me lembro do dia que fui embora daqui da Alemanha. Você ainda era
pequena. Meu pai me prometeu que quando nós voltássemos seria para firmar o
nosso casamento.
Fim do insert.
Inserir flashback
da cena 10 do capítulo 4:
Astrid fica
intrigada e continua em silêncio em meio a fala do afilhado de seu pai. Albert
chega próximo aos dois.
Astrid sobe para o quarto. Sem que ninguém perceba, Petrus a
segue. No instante que ela abre a porta do quarto, ele a surpreende e assusta.
PETRUS — Búu! Achou que fosse um fantasma?
ASTRID — Está dando agora? Ei não quero conversar com ninguém!
PETRUS — Será mesmo que eu devo acreditar que você está cansada?
Você não me pareceu cansada quando beijou aquele rapaz no carro!
ASTRID (Assustada) — Você não tem o que fazer não, para estar me
espionando?
PETRUS (Sarcástico) — Ele não aparentava ser um judeu. Não sei se
Albert ficaria feliz sabendo que a filha está se relacionando com alguém de
outra religião.
ASTRID — Você não viu nada. É tudo fruto da sua imaginação.
Fim do insert.
Petrus leva a arma a sua cabeça. Mas
em seguida ele coloca essa mesma arma na cintura e sai.
Corta para:
CENA 4/NUREMBERG/ CASA DA FAMÍLIA
FISHER/ TARDE/ EXT.
Adler e Astrid anda de mãos dadas
até a casa dela. Adler deixa a amada na porta de casa. Em seguida sai. Petrus
está os espionando e espera Adler ficar sozinho. No instante em que Astrid
entra, Petrus se aproxima de Adler, retirando a arma da cintura e apontando na
cabeça dele.
PETRUS (P/Adler) — Parado aí! Não
se mexa, não se mexa!
Adler sente o cano da arma em sua
cabeça. Por alguns segundos hesita em reagir, mas o seu instinto o faz reagir.
Ele se vira para Petrus e tenta pegar a arma.
ADLER — Você vai acabar fazendo
um estrago com isso.
PETRUS
— Eu vou acabar com você! Nem que para
isso eu tenha que acabar com a minha própria vida.
Adler
avança em Petrus. Eles rolam no chão. Eis que um tiro é escutado.
Corta
para:
CENA
5/ NUREMBERG/ CASA FAMÍLIA FISHER/ EXT./ TARDE.
O tiro escutado não atingi ninguém. A arma acaba escorregando
da mão de Petrus. Mas ele impede que Adler. Neste instante, duas pessoas se
aproximam deles e pegam a arma. São Peter e Willy, que estavam passando pela
calçada.
PETER (P/Adler e Petrus) — Vocês vão acabar com a vida de vocês
desse jeito. Essa coisa mata!
Neste
instante, Astrid e seus pais saem.
ALBERT — O que está acontecendo aqui?
Peter entrega
a arma a Albert.
PETER (P/Albert) — Eles quase se
mataram.
ASTRID (P/Peter) — Muito obrigada,
meu irmão! Você evitou uma tragédia!
Neste instante, os olhos de
Albert se enchem de lágrimas. Ele olha para o revólver e olha para o Peter, que
devolve o olhar. Mas eles acabam por não se falar. Em seguida, ele e Willy vão
embora.
Corta para:
CENA 6/
NUREMBERG/ CASA DA FAMÍLIA FISHER/ SALA DE ESTAR/ TARDE/ INT. EXT.
Petrus
bebe água. Albert, continuando com a arma em mãos, não hesita em questionar.
ALBERT —
Essa arma é sua, Petrus?
PRETUS
(Mente) — Não. Deve ser daquele maluco que tentou me atacar!
Astrid,
percebendo que o namorado estava mentindo, vai para fora para não compactuar
com aquela mentira. Petrus e Albert continuam a conversar.
ALBERT —
Mais cuidado da próxima vez. Mas eu tenho a impressaõ de que eu conheço aquele
rapaz de algum lugar.
EMMA (Interrompe)
— Eu também tive essa mesma impressão
Inserir
Flashback da cena 9 do capítulo 9:
Astrid tenta entrar
em casa, mas é impedida por Adler, que a surpreende com um beijo. Neste
instante, Albert e Emma saem e veem Astrid aos beijos com Adler.
ALBERT — Que pouca
vergonha é essa aqui na frente de minha casa?
Astrid e Adler se
assustam.
Fim do insert.
Emma vai para a
cozinha em seguida. Albert fica pensativo. Petrus sai.
Corta para:
CENA 7/ NUREMBERG/ CASA
DA FAMÍLIA FISHER/ TARDE/ EXT.
Astrid vê quando
Petrus sai e vai até ele.
ASTRID — Eu sei muito
bem que foi você que estava com aquela arma. Se não fosse o Peter, vocês tinham
se ferido.
PETRUS — Eu tenho que
defender o que é meu!
ASTRID — E o que é
seu? Eu? Me desculpe, mas eu não sou sua. Nem te amo. Só te aturo.
PETRUS — Você vai se
casar comigo. Por bem ou por mal, mas vai.
Ele a segura pelo
braço, mas ela se defende.
Corta para:
CENA 8/ NUREMBERG/
RUAS DA CIDADE/ NOITE/ EXT.
Pessoas caminham
pelas ruas iluminadas e movimentadas de Nuremberg. Um senhor ler um jornal,
pessoas escutam rádio. Pessoas conversam na rua. A cidade está branca por causa
da forte nevasca.
Corta para:
CENA 8/ NUREMBERG/
HOTEL/ QUARTO DE PETER/ NOITE/ INT.
Willy está sentado na
cadeira organizando alguns papeis. Neste instante, Peter sai do banheiro. Ele
beija Willy. Em seguida, retira a toalha e nu se deita na cama.
PETER — Me desenha!
Você nunca me desenhou e faz isso tão bem.
Peter faz uma pose.
Willy pega um lápis e um papel. Concentrado, ele desenha o namorado, como se
estivesse tirando uma fotografia. Após alguns minutos, ele mostra o desenho.
PETER — Perfeito!
Peter se veste. Em
seguida, eles saem para o restaurante.
Corta para:
CENA 9/ NUREMBERG/
CASA DA FAMÍLIA FISHER/ QUARTO DE ASTRID/ NOITE/ INT.
Astrid lê a última
carta escrita por Adler.
ASTRID — “Nós vamos
fugir na carta feira de madrugada. Como sem falta! ”
Ele se emociona ao
saber que ser feliz ao lado do namorado.
ASTRID — Eu te amo!
Corta para:
CENA 10/ NUREMBERG/
MANSÃO DA FAMÍLIA ASTRID/ QUARTO DE ADLER/ NOITE/ INT.
Adler, olhando o seu
pela janela, fica pensativo e reflete sobre os últimos acontecimentos de sua
vida. Inserir Flashback da cena 1 do capítulo 10:
Adler, incrédulo com a carta que acabara de
receber, cai em choro compulsivo de emoção. Neste instante, Klaus e Marie
descem as escadas e veem o filho emocionado.
KLAUS (P/Adler) — Por que choras, meu filho?
ADLER (P/Klaus) — Eu fui convocado a me apresentar
ao exército alemão. Eu sei que é importante para mim, para a Alemanha, mas eu
não vou. Eu não posso ir.
Marie abraça o filho.
MARIE — Faça o que você achar melhor, meu
filho! Eu dou apoio a sua decisão.
ADLER (P/Klaus) — Eu estou apaixonado, meu pai.
Eu não estou pensando em disputar guerra. Não vou ganhar nada com isso.
KLAUS — Nada merece ser mais amada do que a
nossa pátria, meu filho. Você tem que colocar na cabeça isso, meu filho.
ADLER — Eu não levo jeito para lutar na guerra!
Fim do insert.
Inserir Flashback da
cena 4 do capítulo 10:
Adler e Astrid anda de mãos dadas até a casa dela. Adler deixa a
amada na porta de casa. Em seguida sai. Petrus está os espionando e espera Adler
ficar sozinho. No instante em que Astrid entra, Petrus se aproxima de Adler,
retirando a arma da cintura e apontando na cabeça dele.
PETRUS (P/Adler) — Parado aí! Não se mexa, não se mexa!
Adler sente o cano da arma em sua cabeça. Por alguns segundos
hesita em reagir, mas o seu instinto o faz reagir. Ele se vira para Petrus e tenta
pegar a arma.
ADLER — Você vai acabar
fazendo um estrago com isso.
PETRUS — Eu vou acabar com você!
Nem que para isso eu tenha que acabar com a minha própria vida.
Adler avança em Petrus. Eles
rolam no chão. Eis que um tiro é escutado.
Fim do insert.
Em seguida, ele se
deita na cama e adormece.
Corta para:
CENA 11/ NUREMBERG/
RUAS DA CIDADE/ MADRUGADA/ EXT.
Letreiro mostra: “2
dias depois”
As ruas estavam
molhadas devido à chuva. As poucas pessoas que estão na rua estão com guarda
chuva.
Corta para:
CENA 12/ NUREMBERG/
CASA DA FAMÍLIA FISHER/ QUARTO DE ASTRID/ MADRUGADA/ INT.
Astrid, sentada na
escrivaninha, redige uma carta para os seus pais. Enquanto escreve, ela o lê e
se emociona
ASTRID — “Querido
papai e mamãe, eu sei que eu estou decepcionando vocês, mas eu não tive outra
escolha. Eu tive que fugir para viver com o meu verdadeiro amor. Vocês não
iriam aceitar e eu os compreendo, apesar de discordar. Espero que me entendam!
Amo muito vocês! Ass. Astrid Fisher”
Em seguida ela coloca
em um envelope e leva consigo, além das malas.
Corta para:
CENA 13/ NUREMBERG/ CASA DA FAMÍLIA FIHSER/ SALA DE ESTAR/ MANHÃ/ INT.
Albert, está
arrumando alguns equipamentos para levar para a joalheira, quando avista o
envelope na poltrona. Ele vê que o tal envelope está sendo endereçado a ele e a
Emma. Decide então por abri-lo. Le faz uma leitura silenciosa daquilo.
ALBERT (Surpreso) —
Astrid fugiu! Astrid fugiu!
Congelamento preto e
branco. A imagem fixa num camafeu, que se fecha.
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